top of page
Buscar
  • Foto do escritorPHD Ultrassonografia

ULTRASSOM 3D E ULTRASSOM 4D. O QUE SÃO?

Atualizado: 5 de dez. de 2020



DEFINIÇÃO DE ULTRASSOM 3D E ULTRASSOM 4D:


O ultrassom 3D (três dimensões) é uma inovação do método 2D, transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que a mamãe consiga visualizar uma imagem mais realista do seu bebê. Essas imagens obtêm uma qualidade quase fotográfica.

O ultrassom 4D nada mais é do que a visualização das imagens em 3D em tempo real, sendo possível inclusive a gravação de vídeos com este recurso.

O ultrassom 3D/4D pode ser feito a qualquer momento da gestação, mas é recomendado entre 26 e 32 semanas, pois o rosto da criança pode ser visto com maior definição e ela ainda não ocupa muito espaço dentro do útero.

QUAIS OS FATORES PARA SE OBTER UMA BOA IMAGEM NO ULTRASSOM 3D E ULTRASSOM 4D?


Os principais fatores para a qualidade da imagem no ultrassom 3D e no ultrassom 4D são:

  • A posição fetal – quando o feto está com a face voltada para as costas da mãe torna-se impossível de gerar uma imagem do rosto;

  • As características do líquido amniótico – o líquido amniótico provém para o aparelho o contraste necessário para a formação de uma boa imagem. Quando o volume de líquido está diminuído ou se ele fica muito ecogênico (branco) isso pode impossibilitar a aquisição de uma boa imagem;

  • A atenuação do som nos tecidos maternos – a qualidade da imagem está diretamente ligada a passagem do som pelos tecidos maternos. Em situações onde o som tem dificuldade de passar (como pacientes com fibrose por cirurgias prévias ou pacientes com tecido adiposo espesso) a imagem poderá ficar ruim.

  • A idade gestacional em que está sendo feito o exame.



O ULTRASSOM 3D E O ULTRASSOM 4D AJUDAM A DETECTAR ALGUMA DOENÇA?

Estes recursos podem ser utilizados no auxílio ao diagnóstico de diversas doenças tais como:

  • Anomalias faciais, por ex. Lábio leporino.

  • Defeitos do tubo neural,

  • Mal-formações músculo esqueléticas

  • Mal-formações neurológicas.


O ULTRASSOM 3D E O ULTRASSOM 4D AUMENTAM E INTERAÇÃO ENTRE A MÃE E O BEBÊ:

A ansiedade para saber como está o bebê, se está saudável, como está se desenvolvendo, se é parecido com a mamãe ou com o papai é unânime entre as gestantes. Para diminuir esta ansiedade o ultrassom 3D e o ultrassom 4D aumentam a interação entre a mamãe e o bebê de maneira significativa.

1.347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
agendar.png
bottom of page