top of page
Buscar
  • Foto do escritorPHD Ultrassonografia

PERFIL BIOFÍSICO FETAL

Atualizado: 15 de dez. de 2020



O QUE É PERFIL BIOFÍSICO FETAL (PBF)?


O Perfil Biofísico Fetal (PBF) é um método dinâmico de avaliação do bem-estar fetal, que se associa à ultrassonografia. Ele pode avaliar o funcionamento do sistema nervoso do bebê e o seu estado de oxigenação, de forma que, caso identificado algum problema, seja possível realizar o tratamento o mais rápido possível, com o bebê ainda dentro do útero.



COMO É FEITO A ULTRASSONOGRAFIA COM ANÁLISE DE PERFIL BIOFÍSICO FETAL?


A Ultrassonografia de Perfil Biofísico Fetal é feita da mesma forma que um ultrassom tradicional. A paciente deita em uma maca, sendo aplicado gel em seu abdome. As imagens são captadas conforme se movimenta o aparelho, em busca da posição do feto e do útero materno. O exame tem duração média entre 20/30 minutos e não possui radiação ionizante. Ele deve ser realizado sempre com profissional capacitado e com experiência na sua realização.




QUAIS OS PARÂMETROS ANALISADOS NO PERFIL BIOFÍSICO FETAL?


Com a realização do perfil biofísico fetal, o obstetra pode identificar os seguintes parâmetros:

  • Tônus fetal, como posição da cabeça e do tronco, flexão adequada, abertura e fechamento das mãos, movimentos de sução, fechamento e abertura das pálpebras, por exemplo;

  • Movimento do corpo do feto, como rotação, estiramento, movimentos do tórax;

  • Movimentos respiratórios do feto, que demonstram se o desenvolvimento respiratório é adequado, o que está relacionado com a vitalidade do bebê;

  • Volume do líquido amniótico, que pode estar diminuído (oligodrâmnio) ou aumentado (polidrâmnio);



PARA QUEM É INDICADO O PERFIL BIOFÍSICO FETAL?

O exame de perfil biofísico fetal é especialmente indicado em casos de gravidez que tenha um risco de complicação aumentado, porém, alguns médicos podem pedir o perfil biofísico fetal apenas para ajudar a garantir uma gravidez bem sucedida, mesmo quando a gestante tenha não qualquer risco gestacional.

132 visualizações0 comentário
agendar.png
bottom of page