Buscar
  • PHD Ultrassonografia

MENSTRUAÇÃO PÓS MENOPAUSA




Uma dúvida comum e que preocupa muitas mulheres é quanto aos motivos que levam ao sangramento na menopausa. Pode ser algo grave? O que fazer afinal?


Hoje veremos quais são as causas mais comuns e quais medidas devem ser adotadas em cada uma delas.



CAUSAS DO SANGRAMENTO VAGINAL PÓS MENOPAUSA


Isso ocorre na maioria das vezes por um processo benigno, a atrofia do endométrio, que consiste no afinamento dessa camada que reveste o útero e se dá em razão da queda da produção hormonal na menopausa.


Antes da menopausa, o endométrio se espessa pela ação do estrogênio e depois se descama pela ação da progesterona, o que resulta na menstruação.

Acontece que sem a presença destes hormônios, o endométrio fica atrofiado, perdendo espessura e chega até mesmo a se romper, o que vai ocasionar o chamado Sangramento Transvaginal na Menopausa.


As principais causas de sangramento na menopausa são:

  • Atrofia endometrial;

  • Pólipo endometrial;

  • Hiperplasia de endométrio;

  • Câncer de endométrio;

  • Mioma submucoso;

  • Pólipo endocervical;

  • Câncer de colo uterino e sarcoma.


Menopausa é a última menstruação da mulher, definida retrospectivamente após 12 meses da última menstruação. Depois deste prazo, todo sangramento deve ser investigado.




DIAGNÓSTICO


Destacamos que o diagnóstico das patologias mencionadas acima – pólipos uterinos e a hiperplasia endometrial – é feito com a Ecografia Transvaginal com Estudo Dopplerfluxométrico, que permite avaliar as características e espessura endometrial, além do útero e ovários.

A partir daí podem ser indicados outros exames, como a Ressonância Magnética da Pelve para se avaliar se há extensão para outros órgãos. No caso dos pólipos, eles podem também ser retirados pela histeroscopia endoscópica.


O acompanhamento médico é essencial, sendo indicado sempre que você perceber essa ou outras anormalidades.


#Menopausa #Sangramentoposmenopausa #endometriose #hiperplasia #Mioma #PhdDiagnosticos

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo