top of page
Buscar
  • Foto do escritorPHD Ultrassonografia

MAPEAMENTO DE VARIZES - PORQUE FAZER?



O exame Doppler Vascular ou Ultrassom Doppler é considerado uma ferramenta importantíssima para diagnóstico de diversas doenças.

Este método veio revolucionar o diagnóstico das varizes, pois com um exame não invasivo, de fácil e rápida realização, pode-se "visualizar" o sistema venoso profundo e superficial do membro em tempo real e com alta eficácia de diagnóstico.


O que é Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior?

O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização, além da velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos da região examinada.

O exame é chamado de Doppler colorido porque o fluxo de sangue será mostrado em tons de vermelho e de azul.

No caso do Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior, o exame tem como enfoque as veias presentes nas pernas do paciente.

O exame é acessível, indolor, não invasivo e o paciente não é submetido a radiação durante sua realização.


Como é feito o exame Doppler?

O Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior é conduzido por um aparelho de ultrassom ajustado ao ‘modo doppler’.

A posição do paciente durante o exame vai depender do motivo da solicitação deste. Pode ser solicitado que o paciente fique em pé durante o exame, ou deitado em uma maca em decúbito dorsal (de barriga pra cima).

Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho por toda a perna do paciente, sobre os locais que se encontram as veias.

O médico aplica um gel no local do corpo que se deseja estudar, para permitir que o equipamento (transdutor) deslize com maior facilidade.

As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico.



Para que serve o Exame Doppler?

Por meio do exame de Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior é possível estudar uma série de condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente, como malformações, oclusões (entupimentos), a qualidade das paredes das veias e também a função das válvulas presentes nas veias.

O exame de Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior pode ser feito antes de procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de varizes, além de auxiliar na indicação do melhor tipo de tratamento para varizes e diagnosticar patologias importantes, como trombose venosa profunda.


40 visualizações0 comentário
agendar.png
bottom of page